SALARIUM é um projeto familiar. Nasce da vontade em dar continuidade à já muito antiga tradição das Salinas,
com a qual temos uma grande ligação afetiva.

Beleza rústica

Foi em 2010 que iniciámos este desafio. Adquirimos e recuperámos a propriedade da Várzea da Marinha, nas Salinas de Rio Maior. Mais do que recuperar “talhos” e as tradicionais casas de madeira anexas, recuperámos estilos e modos em vias de extinção – até porque acreditamos que é na rusticidade caraterística das Salinas que reside muito do seu encanto.

Responsabilidade, ambiente, comunidade

Este foi um projeto sempre guiado por uma forte vontade de dignificar todo o espaço e cultura das Salinas. Consciência ambiental e respeito pela história e tradições locais, permitiram que cada componente deste projeto se integrasse harmoniosamente na paisagem das Salinas. Este é um trabalho contínuo que continuará a exigir toda a nossa dedicação. Investindo sempre em projetos inovadores, criaremos valor e ajudamos a dinamizar a comunidade.

 

 

Produção de Sal e Flor de Sal

Nas Salinas, tudo começa e termina no sal. O tempo e o apuramento da técnica conduziram-nos a um produto de excelência: Flor de Sal – “uma das melhores do mundo”. Entusiasmados com o resultado do nosso trabalho, decidimos abrir a LOJA Flor de Sal Shop. Mais do que partilhar com o público o que de melhor fazemos, este espaço pretende selecionar e promover os melhores sabores da nossa região.

Os melhores sabores da região

Em Junho de 2016, surge naturalmente a aposta na restauração. Ao espaço das antigas casas de sal recuperadas, juntámos uma esplanada panorâmica integrada nas Salinas. Os trunfos continuam a ser os produtos regionais. Valorizamos os nossos pratos com o Sal e Flor de Sal das nossas Salinas, com as ervas aromáticas das serras e algumas das nossas saborosas e tradicionais receitas a que juntamos a nossa arte. Até podemos visitar o lagar de azeite e a adega, onde se produzem os nossos melhores azeites e vinhos, mesmo ali nas encostas das Salinas.

 

 

Uma paisagem de sonho

Uma visita ao espaço SALARIUM, tem sempre incluída uma nova experiência. Uma paisagem privilegiada e serena, onde as Salinas se integram na natureza envolvente. Poderemos ainda observar a beleza do voo das águias e alguns rebanhos, que volta e meia nos deliciam, salpicando as encostas. Um local ímpar – seja de dia, para um almoço iluminado pela brancura do sal, ao final da tarde para um bebida aquecida pelos tons do pôr-do-sol, ou à noite para um jantar mais descontraído.

Um espaço que respira História

A nossa paixão por estas Salinas, faz com que, qualquer visita facilmente incentive uma partilha entusiasmada de histórias, costumes e tradições destas gentes. Histórias que já têm muitas centenas de anos.

Sempre que nos visitar, pode contar connosco para descobrir mais sobre esta paisagem única e tudo o que a envolve.

 

Tudo num único espaço

Ao visitar-nos poderá conhecer o processo da safra do sal – uma visita especialmente indicada nos meses quentes de Verão – desfrutar dos melhores petiscos e pratos regionais, por fim, levar para casa os sabores que experimentou.

Encontrará tudo num único espaço.  

Venha conhecer as Salinas de Rio Maior pela mão de quem sabe.